sábado, 4 de julho de 2015
Rússia lança com sucesso nave Progress rumo à ISS
A nave, lançada a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, à 1h55 de Brasília com a ajuda de um foguete portador Soyuz-U, deve acoplar-se à plataforma espacial no próximo domingo.
A nave transporta combustível, alimentos, água, equipamentos científicos e material de manutenção.
O sucesso da missão da nave Progress M-28M é vital para a tripulação da ISS, já que as duas tentativas anteriores de levar provisões à plataforma orbital fracassaram.
Em Abril, a Rússia perdeu uma nave Progress, que após o seu lançamento, já em órbita, não conseguiu desdobrar as antenas e caiu na Terra, desintegrando-se durante a entrada na atmosfera.
O segundo revés aconteceu a 28 de Junho, quando o foguete que levava a nave de carga norte-americana Dragon explodiu pouco depois da descolagem da base de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.
Actualmente, a tripulação da ISS é integrada pelos russos Gennady Padalka e Mikhail Kornienko e pelo norte-americano Scott Kelly.
Todos os anos, a Rússia envia de três a quatro naves de transporte com provisões para a Estação Espacial Internacional, um projecto que conta com a participação de 16 países e que tem um custo estimado em 100 mil milhões de dólares.
A plataforma, permanentemente com tripulantes a bordo desde 2000, tem uma massa de aproximadamente 450 toneladas e orbita a Terra a uma distância de entre 335 e 460 quilómetros, com uma velocidade de aproximadamente 27 mil km/h.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário